De Segunda a Sexta, 300 palavras por dia.

04
Jul 08

“Porque é que ele estava ali?” Era o que Hugo se perguntava. “Porquê? Certamente que não era pela Causa!” Ele mal sabia que existia um país, algures em África, chamado Djibouti, muito menos que, por lá as pessoas morriam à fome. “Há sempre alguém a morrer à fome em alguma parte do mundo e ninguém quer saber disso, eu incluido.” Então porquê? Por que raio estava ele ali?
Há mais de um ano que Susana fazia parte da Campanha The ONE. Ela sempre se tinha interessado pelo que de errado se passava no Mundo. E por isso ela tinha-se manifestado pelo Protocolo de Kyoto, contra a globalização, pela independência de Timor-leste... Ela gritava frases de protesto e segurava posters, porque ela acreditava, ela era uma Crente. Ela Sabia que as pessoas podiam fazer a diferença e Mudar o Mundo.
Deviam estar centenas de manifestantes reunidos em frente à Embaixada dos EUA. Homens, mulheres, crianças, principiantes e activistas profissionais, todos eles unidos pela mesma crença. Hugo conseguia palpar a raiva dirigida à dormência daqueles com o poder para ajudar, mas sem a vontade. Conseguia sentir a certeza de estar no lado da Razão. Essa raiva e essa certeza eram suas também. Foi então que ele soube porque tinha vindo. Hugo, o cínico, o não crente, tornou-se uno com os manifestantes.
Durante dez horas eles não arredaram pé dali. A imprensa veio, tirou fotografias, falou com os líderes, mas da Embaixada não houve resposta. Lá dentro nada mudou. Susana sentia-se vazia, sem força e estava à beira das lágrimas. Com a exaustão as dúvidas caíram sobre ela como as chuvadas de Abril. “Fará ela alguma diferença? Poderá algum indivíduo realmente mudar alguma coisa, ou será tudo uma ilusão?” Porque preocupar-se quando é tão mais fácil não querer saber... Com as lágrimas a escorrer pela cara, Susana vai para casa para nunca mais voltar.

publicado às 00:01
Autoria::

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


subscrever feeds
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
blogs SAPO