De Segunda a Sexta, 300 palavras por dia.

29
Jan 09

A Marta rabisca pequenos contos desde que aprendeu a arte da escrita. Contos sobre sonhos nocturnos e diurnos, animais falantes e fadas misteriosas. Na adolescência dedicou-se à leitura e escrita da poesia. Encadeava palavras para ressoarem harmoniosamente na sua alma, para depois as tornar acessíveis a todos. E cada um que a lia ficava encantado e ficava com vontade de deixar a sua imaginação funcionar. 
 
Aos 30 anos passou a ser escritora profissional e com a sua escrita pagava as suas contas. Esforçava a imaginação para escrever. Obrigatoriamente tinha de escrever três romances por ano, como indicava o contrato com a sua editora, pormenor constantemente relembrado sempre que lhe apetecia parar. Pela sua escrita interminável arranjava tempo para estar com quem gostava. Nunca deixou de acompanhar os seus filhos na escola ou de ser romântica com o homem que tinha conquistado o seu coração. Simplesmente transformou a sua paixão de escrever num mal necessário.
 

Quando se sentava para escrever, sentia o peso da obrigação a penhorar as suas palavras, começava a pensar a ausência de euros na conta bancária se as suas palavras deixassem de ser escritas e as histórias deixaram de ter magia. 

E que eco deixam as palavras que escrevemos se as dizemos tão baixinho que mal as ouvimos? 
 
Ia muito bem no meio de uma frase ("Procurei-te em vão pelos bosques...") quando a sua mente bloqueou. A respiração tornou-se difícil e uma sinfonia repetitiva soou fortemente  nos tímpanos. Voltou a pensar seriamente em deixar de escrever, lá voltou a sensação de obrigação. Decidiu ser escrava da profissão.  

Dormiu sobre a sua decisão. No dia seguinte podia tê-la mantido mas esta é uma história sobre uma mulher corajosa. Para salvar o amor pela escrita, optou por deixar de escrever por obrigação e até hoje a sua escrita não conhece qualquer forma de grilhão.

publicado às 00:01
Autoria::

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO