De Segunda a Sexta, 300 palavras por dia.

09
Mar 09

Xana era sempre a última a arrumar a mochila. Já todos os colegas tinham saído para o recreio e ainda ela se estava a levantar da cadeira e a arrumá-la metodicamente. Eu esperava, secretamente impaciente, de mão na maçaneta da porta, que ela saísse, para poder, finalmente, ir fumar o meu cigarro da paz.

Mas, Xana tinha sempre, em todas as aulas, qualquer assunto urgente para me contar, algum conselho a pedir. Começou com trivialidades e acabou por me revelar os seus problemas íntimos, profundos e nada suaves para uma adolescente de catorze anos: a angústia diária que não a deixava respirar, consequência do divórcio dos pais e do pleno luto emocional da sua mãe.

Gradualmente, deixei de agarrar a maçaneta impaciente da porta. O meu cigarro da trégua entre turmas deixou de ser importante. Todos os fantasmas ou zombies que Xana queria exorcizar eram a minha prioridade naqueles dias. Ouvia-a com toda a minha atenção: algumas vezes acalentei-a, outras aconselhei-a, mas sempre a respeitei.

O ano lectivo passou. O novo chegou e, com ele, a mudança de escola para mim. A saudade daqueles dez minutos, duas vezes por semana, instalou-se. Felizmente continuei a ter contacto com Xana, via net. Tirei-lhe algumas dúvidas nas vésperas dos testes, ouvi-lhe desabafos de alma outras vezes.

Nunca mais a vi. Mas senti-a crescer. De adolescente cheia de problemas e dúvidas passou a Mulher, segura de si, compassiva e de inteligência rápida, rara e brilhante. Sem surpresa para mim, licenciou-se em Medicina e escolheu fazer a especialização em Cuidados Paliativos.

Foi então que a vi outra vez. Agora é ela quem me consola, quem me guia, quem me prepara para a meta, o fim da minha caminhada. Um dia, contou-me que eu fui a sua Lanterna.

Agora é ela a minha Lanterna, obrigada Xana!

publicado às 00:01

comentário:
ja li , reli e voltei a ler !

:')

Gostei: Medicina - cuidados paliativos ! toda a logica , fascinante o texto mais uma vez !

E' sem duvida uma Mulher espectacular !

:)
Ines a 9 de Março de 2009 às 00:14

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO